EduBiota leva a ciência às escolas através do programa "De dedo no ar"
- Lara Amorim
- 12 de jun.
- 1 min de leitura

O EduBiota, um programa inovador de ensino e divulgação científica na área da microbiologia, está a chegar às escolas abrangidas pelo projeto Clubes Ciência Viva nas Escolas, com o apoio do Centro Ciência Viva de Vila do Conde, através do programa "De dedo no ar" — uma iniciativa que promove o contacto direto entre investigadores e alunos, aproximando a ciência das novas gerações.
No âmbito desta parceria, o EduBiota já visitou quatro escolas, localizadas em Póvoa de Varzim, Gondomar, Paredes e Santo Tirso, alcançando alunos dos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
Durante estas sessões, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a investigadora responsável pelo EduBiota - Lara Amorim, explorando o seu percurso académico e profissional — uma das características distintivas do programa "De dedo no ar".
Além disso, foi apresentado o fascinante mundo da microbiologia, incluindo:
O que é a microbiologia e quais os seus objetos de estudo
O conceito de microbiota e as suas funções no nosso corpo
Aplicações práticas e inovadoras dos microrganismos em áreas como saúde, indústria e ambiente
As estratégias utilizadas pelo EduBiota para promover a literacia científica na área da microbiologia, incluindo a sua nova plataforma online (https://www.edubiota.com)
Estas sessões foram momentos de partilha e descoberta, despertando o interesse dos alunos para a ciência e mostrando como os microrganismos desempenham um papel fundamental no mundo à nossa volta.
O EduBiota continua a crescer, e o seu compromisso é claro: aproximar a ciência das comunidades escolares e inspirar os cientistas do futuro!
Commentaires